quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016





PARA REFLETIR :

TEXTO RETIRADO DO PREFÁCIO DO AUTOR AUGUSTO CURY:

Algumas pessoas jamais nos elogiarão, por mais que façamos um excelente trabalho, embora devessem pelo menos nos respeitar.
Mas se não formos respeitados, que fazer? Devolver a agressividade? Jamais!
Veremos que os frágeis usam a violência, os fortes as idéias. Devemos respeitar essas pessoas e pensar como o filósofo Nietzsche pensou: "Aquilo que não me mata, me torna mais forte".
Para mim, as idéias são sementes. O maior favor que se faz a uma semente é enterrá-la... Cada ser humano, mesmo os alunos que tiram notas baixas na escola, tem um potencial intelectual enorme para ser explorado.

PARA EXPLORAR ESSE POTENCIAL, DEVEMOS:
- Em primeiro lugar aprender a debater o conhecimento e expressar sem medo o que pensamos e sentimos.
- Em segundo lugar, devemos ter em mente que a grandeza de um ser humano está na sua humildade, na compreensão das suas limitações e na capacidade de se fazer pequeno.
- Em terceiro lugar, precisamos explorar novos caminhos com coragem. Como sabiamente disse Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone: "Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas onde os outros chegaram".
- Em quarto lugar, devemos conhecer que a arte de pensar em filosofia começa quando começamos a duvidar e criticar. Devemos aprender a duvidar das nossas falsas verdades e criticar as promessas políticas, a imprensa, o ensino em sala de aula, os livros, inclusive meus livros e minhas idéias.
Analisem livremente tudo que lhes disserem e absorvam o que considerarem útil. Assim, não serão servos, mas líderes de si mesmos, verdadeiros pensadores que transformarão o mundo, pelo menos o seu mundo.
É no fogo da dúvida e da crítica que o ser humano adquire sua estrutura.

TEXTOS RETIRADOS DO LIVRO : FILHOS BRILHANTES / ALUNOS FASCINANTES
AUTOR : AUGUSTO CURY

Nenhum comentário:

Postar um comentário