quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016


Escola Castelo Branco - 2016

 
💙 Quem pode se cadastrar como doador de medula óssea ?
Pessoas com idade entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Diabéticos, hipertensos, pessoas com peso inferior a 50kg, tatuados e grávidas também podem se cadastrar. Lembre-se que uma vez no cadastro, poderá ser chamado, se identificado como compatível com algum paciente, até os 60 anos. .
💙 Como é feito o cadastro ?
Basta procurar o hemocentro mais próximo da sua cidade. Lá será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
💙 Como ocorre a doação ?
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.


Fonte: publicação de Myrelle Montezuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário