domingo, 3 de julho de 2016


Escola Castelo Branco - 2016 

Discurso da representante da turma - oradora Roberlânia
 “A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui”. Jean-Jacques Rousseau

Boa noite
Buenas noches
Good evening
EJA – TURMA:  “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”. Aristóteles

"It is necessary to harde, but without ever losing tenderness."
                                                                                  Che Guevara

Noite agradável, estrelar que nos invade beneficamente, salutarmente, não somos mais aqueles que adentramos os umbrais da porta escolar, desse templo educacional; somos muito mais, aprendemos e ensinamos, fomos guiados pelos exemplos dos nossos educadores que a cada momento nos trazia algo novo, algo de bom; compartilhamos saberes, fomos guiados pela ética, pelo respeito, pelo prazer do deleite do conhecimento. Fomos edificados em alicerces saudáveis, o bem feito seguia-nos sempre com aderência a nos dizer que podemos transformar essa sociedade capitalista e cruel em algo melhor, viável, ético.
As dificuldades foram enormes, os problemas apareceram e cada dia ficava mais árdua a caminhada, alguns perderam-se nas veredas, nos caminhos tortuosos do desânimo, do fracasso, mas pequenos pontos estrelares, nós, meus queridos companheiros, brilhamos nas trevas da ignorância aclarando as noites de escuridão; ofuscamos e irradiamos sem parar, uns ajudando os outros em um brilho coletivo de modo que a tristeza, a falta de coragem não nos abateu. Nossos olhos viram o sofrimento de muitos colegas, a dor do fracasso, do abatimento e do esgotamento; a dor da doença que afligiu nossos amigos, mas nossas retinas não ficaram fatigadas a dores, nossas retinas presenciaram a benevolência, a amizade, o companheirismo, a preocupação com os amigos, as visitas, as gentilezas ofertadas, criamos laços que nem o tempo poderá apagar de nossas lembranças,  de nossas vidas, então, podemos afirmar com ênfase, sem hesitar que ninguém apagará o brilho aprendido, vivido, sentido e produzido por nós, por nossos professores, pela escola, por essa casa-mãe, acolhedora, que nos recebeu.
Saímos do anonimato, dos índices, dos indicadores e fomos incluídos em uma participação social verdadeira. Não somos mais a mão de obra sem qualificação, o  mercado de trabalho e suas relações deverão reconhecer nossa importância e qualificação, somos sujeitos emancipados, conhecedores dos direitos e dos deveres, o discurso da inclusão é real para nós! Reconhecemos que no Brasil ainda está aquém de qualidades na educação, principalmente, a educação de jovens e adultos, mas acreditamos que é possível reverter essa situação; todos, juntos irmanados com ética e responsabilidade para transformar a sociedade em uma comuna admirável, melhor, boa.
É urgente o exemplo, aprendamos com nossos educadores a sermos gente do bem, a construção desse país perpassa por uma educação de qualidade, de compromisso, devemos extirpar o mal que assola nosso Brasil, os malfeitores que não deixam o país respirar; retiram e corroem o patrimônio público como se fora deles, privado. Pena! A educação tem esse poder puro de retirar o véu da desinformação, nós construiremos um mundo do bem, depende da valorização da escola, do escolar, do professor, do outro, de nós, das pessoas compromissadas com a vida.
Somos eternos gratos a vocês educadores da Castelo Branco são vocês que com paciência, com responsabilidade, com compromisso e ética, dão o exemplo saudável, plausível e transformador do homem, da sociedade. Vocês são nosso bem, obrigado por nos ajudar nessa vida.
Aos que nos ajudaram nesse evento – obrigada, vocês foram a mão de Deus para a realização do sonho, da formatura.
Agradecimentos aos nossos familiares, amigos e colegas de labuta; vocês foram e são gente do coração; sem vocês não íamos conseguir, o incentivo foi dado por vocês; o alimento que nos fortificou foi dado por vocês; sem vocês não estaríamos aqui e agora.
Agradecimento importantíssimo aos funcionários desta instituição que carinhosamente, com zelo cuidaram de deixar as salas limpas, banheiros; cozinharam deliciosamente com amor, cuidaram de nós, a todos, em especial a Francisca, nosso mui obrigado!
Agradecimento a Deus, pai e misericordioso que nos deu o dom da vida, honra e glória a nosso Deus Salvador – tudo isso que acontece aqui e agora, os sonhos, as realidades, o que ainda virá, nos é dado gratuitamente pelo Criador, nosso maior amor.
Ao núcleo gestor nossa gratidão, nossa admiração; gratos pelas noites passadas com a gente, orientando, guiando-nos pelos caminhos retos, com paz, amor e respeito.
Aos colegas que aqui estão obrigado por fazerem parte dessa história que os anais registraram e registrarão para perpetuar a história dessa comuna escolar. Vocês foram companheiros, amigos, cúmplices, éticos, compromissados, aprendemos muito juntos, compartilhamos saberes, sairemos daqui marcados, com marcas do amor, da amizade; sairemos daqui sabendo que apenas um passo foi dado, mas um passo gigantesco para cada um de nós, um passo lunar, um passo de tantos outros que virão; mas lá no mundo da academia, da universidade, se Deus quiser!
Aqui deixo parte do meu coração em cada um de vocês e sei que levo parte do coração de cada um; nosso propósito é construir um mundo melhor, mas precisamos de todos para a construção; somos todos necessários e urgentes nesse país onde a corrupção se alastrou e tenta minguar e abafar a vida; eia, eia – vamos “tudo posso naquele que me fortalece”
A todos, “gratidão essa palavra tudo” e a Deus nossa vida e exemplos aqui na Terra.
Obrigada!




Nenhum comentário:

Postar um comentário